Núcleo de Sustentabilidade da São Judas Tadeu: Promovendo a Sustentabilidade desde 2014

"Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e inclusivo. Faça parte dessa jornada com a São Judas Tadeu!"

Por Mariana Weber

Desde 2014, a Instituição Educacional São Judas Tadeu tem sido atuante em promover a conscientização ambiental e ações práticas de sustentabilidade através do seu Núcleo de Sustentabilidade (NUS). O NUS é um grupo composto por alunos e professores que se reúnem voluntariamente para analisar, discutir e implementar iniciativas sustentáveis dentro da instituição.

Parte integrante do Projeto São Judas Sustentável, o NUS é responsável por uma série de atividades e eventos, incluindo o renomado Fórum de Sustentabilidade. Este fórum, que está em sua 9ª edição este ano, oferece uma variedade de atividades, palestras e mesas redondas não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para o público externo.

Em 2021, a São Judas Tadeu tornou-se signatária do Movimento ODS/RS, um compromisso nacional alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Este movimento visa promover uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável para todos os brasileiros.

Em uma entrevista com a Professora Cláudia Padão, coordenadora do projeto São Judas Sustentável, ela compartilhou insights valiosos sobre os esforços da instituição em prol da sustentabilidade e dos ODS.

Abraçando os Desafios da Sustentabilidade

Quando questionada sobre os maiores desafios enfrentados pela faculdade ao adotar práticas mais sustentáveis, a Professora Cláudia destacou a importância da compreensão sobre o significado amplo da sustentabilidade. Muitas vezes, as pessoas limitam esse conceito ao meio ambiente, enquanto na realidade envolve uma relação equilibrada entre o ambiente, as pessoas e o desenvolvimento econômico.

Impacto Positivo na Experiência Educacional

A participação nos objetivos de desenvolvimento sustentável pode transformar positivamente a experiência educacional dos alunos. Ao aprenderem em um ambiente que valoriza a sustentabilidade, os alunos são preparados desde cedo para enfrentar os desafios do mundo moderno de forma responsável e consciente.

Colaborações para Fortalecer os Esforços de Sustentabilidade

A São Judas Tadeu mantém diversas parcerias com empresas e organizações para fortalecer seus esforços de sustentabilidade. Por exemplo, o NUS colabora com a Cooperativa Paulo Freire para reciclagem de resíduos eletrônicos e a Usina do Óleo para o descarte adequado de óleo usado. Além disso, apoia o projeto Coleta Seletiva Viva, que beneficia cooperativas de catadores em Porto Alegre.

Planos Futuros: Sustentabilidade em Expansão

Quanto aos planos futuros da instituição em relação à sustentabilidade e aos ODS, a Professora Cláudia ressaltou a importância de continuar desenvolvendo e ampliando as práticas sustentáveis já em andamento. A São Judas Tadeu está comprometida em fortalecer ainda mais sua contribuição para um futuro mais sustentável e inclusivo.

Em suma, a São Judas Tadeu demonstra um compromisso com a sustentabilidade e os ODS, não apenas através de palavras, mas com ações tangíveis que impactam positivamente não só na comunidade acadêmica, mas também na sociedade como um todo.

Cadastre-se para receber nossa newsletter

Prezada comunidade acadêmica:

Pensando na preservação da integridade de sua comunidade escolar e acadêmica, a Instituição Educacional São Judas Tadeu comunica a prorrogação da suspensão de suas atividades até 11 de maio.

Certos de que somente unidos vamos superar as grandes adversidades que o atual momento nos impõe, contamos desde já com a sua parceria e compreensão.

Fraterno abraço,
Direção