SJT na Rádio Guaíba

Entrevista da Prof. Me. Mariah Pfluck e Me. Alexandre Weihrauch Pedro na rádio Guaíba 25.09.22.


O tema relacionado ao voto dos condenados com trânsito em julgado é muito pouco debatido, inclusive no âmbito acadêmico. Por isso a temática foi levantada em uma palestra na Faculdade São Judas Tadeu que posteriormente foi explorado em uma entrevista na rádio Guaíba. Prof.Me. Mariah Pfluck e o Me. Alexandre Weihrauch Pedro, doutorando pela UFRGS e pesquisador desse tema, discutiram sobre essa problemática com o apresentador Voltaire Porto no programa Domingão Guaíba. No Brasil, qualquer pessoa que tenha sido condenada definitivamente perde o direito ao voto, independente da gravidade do crime ou contravenção penal cometidos, inclusive aqueles que cumprem pena em liberdade, a exemplo dos que executam pagamento de indenização e cestas básicas. Tendo em vista a proximidade das eleições gerais, vemos a importância de trazer esse assunto à tona, justamente porque há pouca informação da população sobre isso e as opiniões acerca dessa temática são bastante diversas.


Observamos isso em diferentes sistemas jurídicos ao redor do mundo, que tratam o tema de formas bem distintas. Além disso, é paradoxal o fato de que, por conta de uma parcela da população não ter direito ao voto por conta de condenação, não há interesse da classe política em debater a questão. O assunto é muito complexo e precisa ser debatido com mais frequência na academia e na faculdade. Ficamos bastante gratos com a oportunidade de democratizar essa pauta tão importante, finaliza Prof. Me. Mariah Pfluck.

Cadastre-se para receber nossa newsletter

Prezada comunidade acadêmica:

Conforme decisão conjunta do governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre, as aulas presenciais estão suspensas nas redes públicas e privadas, nesta sexta-feira, 24 de maio, em Porto Alegre.

Desta forma, a sede da instituição estará fechada e os serviços estarão ocorrendo de forma online.

As aulas online da faculdade seguem normalmente.

Pedimos também que fiquem atentos às redes sociais da faculdade para qualquer nova informação.

O momento é de imensos desafios, mas temos certeza que juntos vamos superar as adversidades. Certos da compreensão de todos, agradecemos mais uma vez a confiança depositada em nosso trabalho.

Fraterno abraço,
Direção